O maior movimento de voluntariado cooperativista tem apresentando números mais expressivos a cada edição. No ano em que a iniciativa se tornou nacional, os resultados do Dia de Cooperar (Dia C) 2013 foram apresentados durante o VII Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras e confirmaram a força do projeto em Minas Gerais.
O sucesso da campanha foi traduzido em números. Segundo levantamento divulgado pelo Sistema Ocemg durante o evento, o projeto atingiu o recorde de 311.259 beneficiados em 2013. As ações foram promovidas em mais de 200 cidades mineiras, encabeçadas por 248 cooperativas, envolvendo o trabalho conjunto de 44.450 voluntários em todo o Estado.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, exemplificou o projeto em seu discurso durante o seminário. “O Dia C reúne ações de atenção ao próximo e o voluntariado é a denominação superior do ser humano. Os resultados emocionam e transformam a vida de milhares de pessoas”, frisou.
Durante os cinco anos de Dia C, nota-se a dimensão do projeto. Ainda segundo dados da organização, desde 2009, o Dia de Cooperar já beneficiou mais de 890 mil pessoas, graças ao empenho de quase 120 mil voluntários. A expectativa é que, para 2014, o número de pessoas beneficiadas ultrapasse um milhão.