Celebração do Dia C uniu cooperativas e sociedade em torno da solidariedade

0

O voluntariado cooperativista foi celebrado de norte a sul do país no último sábado, 4 de julho. Cooperativas e Unidades Estaduais promoveram eventos online e apresentaram exemplos de ações de responsabilidade social em comemoração ao Dia de Cooperar (Dia C) que, este ano, teve como objetivo principal a realização de projetos com intuito de mitigar os impactos da pandemia do novo coronavírus na vida da população.

Em Minas Gerais, o Sistema Ocemg colocou no ar, por meio do YouTube e das multiplataformas da rádio 98FM, mais de 10 horas de programação sobre cooperativismo e solidariedade. Começando pela Corrida da Cooperação, em formato de uma live transmitida pelo canal do Youtube da organização, culminando com um show da banda mineira Skank, que fechou com chave de ouro o evento.

No total, foram registradas 235.672 visualizações da live no Youtube até o momento. Todo o evento foi realizado através de uma parceria do Sistema Ocemg com o Sistema OCB, Unimed-BH, e as Centrais do Sicoob em Minas, que juntos celebraram em grande estilo o Dia C 2020.

Após a Corrida, ainda na parte da manhã, um programa especial do cooperativismo foi transmitido nas multiplataformas da 98FM, com várias entrevistas. Na ocasião, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, falou sobre o movimento e a capacidade econômica e social do setor. “As cooperativas estão no mercado fazendo negócios e, do sucesso obtido, uma parte é aplicada no social, este é o Dia de Cooperar. Essa iniciativa engloba um grande número de projetos de escolha das cooperativas, desde que o foco seja compatível com os objetivos do cooperativismo, que visa em primeiro lugar o ser humano”, explicou.

O presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, também participou do bate-papo e comentou sobre a relevância do cooperativismo de Saúde no momento atual. “Na Unimed-BH o foco no ser humano é todo dia. Não é pouco dizer que o Dia C é todo dia por aqui. E nunca a presença e o cuidado com as pessoas estiveram tão presentes como nesta pandemia. Na Unimed-BH temos como propósito cuidar da saúde, dar a melhor atenção aos nossos clientes”, frisou.

Compartilhando exemplos de como o cooperativismo impulsiona desenvolvimento local, a inclusão e a educação financeira nas cidades em que está presente, o superintendente Financeiro e de Negócios do Sicoob Central Cecremge, Geraldo Martins, comentou que em uma pesquisa recente do Sebrae referente aos mais de 100 dias de pandemia, foi levantado que, “para cada 10 solicitações de crédito de um cliente na rede bancária tradicional, uma foi atendida. Por outro lado, no cooperativismo de crédito, para cada dez operações consultadas, três foram concedidas. E o nosso desafio daqui para frente é ampliar o atendimento para as pessoas que demandarem crédito do sistema cooperativo”.

“O cooperativismo tem princípios que exemplificam o Dia C como, por exemplo, o Compromisso com a comunidade, ou seja, destinamos parte dos recursos para as cidades em que as cooperativas atuam”, complementou o diretor Executivo do Sicoob Central Crediminas, Elson Rocha.

O Sistema Ocemg disponibilizou durante toda a transmissão um código em que os expectadores puderam fazer doações que serão revertidas em cestas básicas para entidades sociais de Belo Horizonte e Região. O resultado foi a arrecadação de mais de R$ 13 mil reais, que serão destinados para Central Única das Favelas (Cufa-MG); Associação Mineira de Reabilitação (AMR); Associação Unificada de Recuperação de Apoio (Casa Aura); Cidade Ozanam Obra Unida da Sociedade São Vicente de Paula – Creche Odete Valadares; e Asilo Nossa Senhora da Piedade (Lar da Vovó).