Contribuir no processo de formação de cidadãos, ampliar o acesso à educação de qualidade, fomentar o desenvolvimento social local, além de incluir jovens em processos culturais e sociais estudantis. Com esse objetivo, Coocafé, Coopcel e Sicoob Credicaf realizaram a ação “Inclusão Social e Solidariedade”.
As cooperativas apoiaram os projetos “Coral Vozes do Futuro”, da escola Arnaldo Leite Ribeiro e “Fanfara”, da escola Hermínia Ribeiro de Souza, que oferecem atividades musicais extracurriculares; colaborando ainda com as crianças da Instituição São Judas Tadeu, em Lajinha. Além disso, mantiveram uma ação continuada com jovens do Córrego do Areado e do Distrito de Prata em parceria com as escolas locais. A ideia foi conscientizar os jovens para a importância da vivência escolar, trabalho em equipe, cidadania e cooperativismo.
As cooperativas ainda venderam rifas para realização de uma grande festa junina na cidade com o objetivo de arrecadar fundos e doações para instituições carentes. O montante arrecadado foi de R$47.942,0, além de duas toneladas de alimentos e mais de 200 pacotes de fraldas geriátricas distribuídos para as Apae´s das cidades de Lajinha, Durandé, Mutum, Ipanema e Pocrane; o Asilo São Vicente de Paula, em Pocrane; a Escola Agrícola do Funil, em Conceição de Ipanema; o Asilo Monte Moriá e a Associação Promotora do Bem, em Lajinha; além do Asilo CAGF, em Chalé. Todas as ações envolveram 570 voluntários e beneficiaram 1400 pessoas.