O Dia C

Dia de Cooperar

Atitudes Simples Movem o Mundo

Cuidar das pessoas, das regiões onde existem cooperativas, preservar o meio ambiente, realizar ações nas quais todos possam se beneficiar por meio do compartilhamento de experiências de voluntariado e solidariedade. Essa é a proposta do Dia de Cooperar (Dia C), uma sementinha plantada em Minas Gerais, pelo Sistema Ocemg em 2009, que cresceu, frutificou, e hoje acontece de norte a sul do país. O Dia C está alinhado ao 7º princípio cooperativista “Interesse pela Comunidade”, em prol de transformações sociais.

Com abrangência nacional, o Dia C tem como tema “Atitudes simples movem o mundo”. O objetivo é incentivar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias. Dessa forma o segmento contribui para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), agenda composta por metas que devem ser atingidas até o ano de 2030.

A participação de mais de mil cooperativas, distribuídas em todos os Estados do Brasil, faz do Dia de Cooperar o maior movimento de voluntariado cooperativista brasileiro e, por hora, sem paralelo no mundo. Não por acaso, outros países vêm demonstrando interesse em aderir à proposta.

Missão

Ajudar as pessoas a transformar suas vidas.

Ambição

Um mundo mais justo, com pessoas mais felizes.

Nossos números em 2018

0
Cooperativas
0
Municípios
0
Voluntários
0
Beneficiados

Nas ações do Dia de Cooperar, as cooperativas colocam em prática iniciativas diversificadas de responsabilidade social e preservação ambiental, demonstrando preocupação com as comunidades locais e interesse pelas pessoas. Em 2018, foram 263 cooperativas mineiras participantes, em 345 municípios, com o apoio de 54.151 voluntários, que beneficiaram 1.079.729 pessoas.

Resultados que confirmam a face humana do cooperativismo, segmento que atua pelo bem-estar e qualidade de vida de milhares de pessoas e cidades alcançadas pelo movimento.

Todos os anos, além das ações contínuas das cooperativas, o Dia C tem um dia especial para celebrar o voluntariado. O Dia escolhido é o primeiro sábado de julho, quando as cooperativas reúnem a comunidade, parceiros, empregados e cooperados para a conhecida e esperada Celebração do Dia C.

Em Minas Gerais, Estado que é o coração do Dia C, o Sistema Ocemg também convida as cooperativas para o Seminário de Responsabilidade Social. Realizado em dezembro, o evento apresenta temas de interesse das cooperativas e auxilia no fomento de novas ideias e ações voluntárias. Durante o Seminário, o empenho, a dedicação e o comprometimento das cooperativas, que a cada ano reforçam sua participação no movimento, ainda são reconhecidos pelo Sistema.