Mais que agasalhos, cobertores, fraldas e livros. A Unimed João Monlevade vem atuando de forma sistêmica para o bem da comunidade e, no Dia C, envolveu os cooperados, a rede de prestadores credenciados, colaboradores e a comunidade em geral para ajudar.
A “Campanha do Agasalho” arrecadou cerca de 720 kg de roupas e 744 cobertores para a população de cinco bairros da cidade. A Cooperativa também realizou uma campanha de doação de fraldas geriátricas. O total de 1.046 pacotes de fraldas foram entregues a asilos de João Monlevade e das cidades vizinhas Rio Piracicaba, Alvinópolis, Dom Som Silvério, São Domingos do Prata e Nova Era, que, juntos, atendem 160 idosos.
Através do Programa de Educação Cooperativista do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, a equipe de voluntários da Unimed também se juntou às equipes da Credibelgo, Credimepi e Copremon na compra de livros para as escolas públicas de João Monlevade e de Esmeraldas. As quatro cooperativas adquiriram e repassaram a escolas de João Monlevade 296 livros, que serão utilizados pelos alunos dentro e fora das salas de aula.
A cooperativa ainda realizou a “Ação Saúde da Mulher”, que levou à ala feminina da Colônia Santa Luiza de Marillac, especializada no tratamento de dependência química e alcoólica, palestras motivacionais e sobre saúde bucal. Ao todo, 14 internas participaram de dinâmicas e de momentos de reflexão que, segundo os responsáveis pela colônia, foram importantes no tratamento. Em parceria com a Prefeitura de João Monlevade, a Unimed realizou, ainda, consultas odontológicas e ginecológicas no Posto de Saúde local. As consultas foram complementadas com exames laboratoriais, citológicos/preventivos e mamografias nos casos indicados.
A Cooperativa mostrou seu comprometimento com os Objetivos do Milênio com destaque para a oitava meta: “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”.
A Unimed João Monlevade teve a adesão de 68 voluntários para suas atividades sociais. Foram repassados à população carente 720 quilos de roupas e 744 cobertores; 1.046 pacotes de fraldas geriátricas chegaram a asilos de seis cidades; e 296 livros já estão nas bibliotecas de quatro escolas do município. Na Colônia Santa Luiza de Marilac, as internas assistiram a palestras motivacionais e fizeram exames ginecológicos preventivos.