Workshops

Workshops de Lançamento do Dia C

O Sistema Ocemg preparou alguns Workshops com objetivo de capacitar e orientar as cooperativas mineiras para o desenvolvimento, estruturação e ressignificação das suas ações de responsabilidade social transformadoras, voluntariado cooperativista e atividades relacionadas ao Dia de Cooperar (Dia C), através da disseminação de conceitos e aplicação de metodologia para a construção de projetos em prol das comunidades em que estão inseridas.

Os Workshops são direcionados aos dirigentes, cooperadores e empregados das cooperativas registradas e adimplentes com o Sistema Ocemg.

 

PROGRAMAÇÃO

Grupo 1 – Cooperativas que realizaram, em 2021, iniciativas para solução de questões emergenciais* e/ou eventos de celebração:

  • 3 Turmas
  • Instrutor(a): Gabriela Reis
  • Data: Turma 1 – 4 a 6 de maio; Turma 2 – 10 a 12 de maio; Turma 3 – 8 a 10 de junho 
  • Horário: 9h às 12h
  • Vagas: 35 participantes por turma

Inscreva-se

* Exemplos de ações emergenciais: doações de alimentos, agasalhos, roupas, campanhas de vacinação, doação de sangue, visitas em asilos, creches, dentre outras.

 

Grupo 2 – Cooperativas que desenvolvem iniciativas de responsabilidade social transformadoras e contínuas*:

  • 2 Turmas
  • Instrutor(a): Rafael Tello
  • Data: Turma 1 – 25 a 27 de abril e Turma 2 – 2 a 4 de maio de 2022
  • Horário: 9h às 12h
  • Vagas: 35 participantes por turma

Inscreva-se

* Exemplos de ações transformadoras e contínuas: alfabetização de jovens e adultos, educação financeira contínua e sistemática, ações permanentes de recuperação ou proteção ambiental, programas de geração de trabalho e renda, resgate e valorização de culturas e tradições locais, incentivo à geração de energia limpa, hortas comunitárias, promoção da saúde e bem-estar da população ou grupos específicos, de forma contínua e sistemática, dentre outros.

 

Grupo 3 – Cooperativas iniciantes no movimento Dia de C ou que tenham deixado de participar há mais de cinco (5) anos:

  • 1 Turma
  • Instrutor(a): Rose Zacarias
  • Data: 27 a 29 de abril de 2022
  • Horário: 9h às 12h
  • Vagas: 35 participantes

Inscreva-se

 

Instrutores

 

Gabriela Reis:
Graduada em Design e Mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade, ela atua como professora associada da Fundação Dom Cabral, Expert em Impacto na Dín4mo (pioneira no Brasil em venture building de negócios de impacto), é co-fundadora da Comunidade B Minas e Multiplicadora B no Sistema B Brasil (um movimento que acredita nos negócios como força para o bem), consultora associada da Yunus Negócios Sociais (organização mundial fundada pelo Nobel da Paz Muhammad Yunus), além de co-fundadora e membro alumni do Global Shapers Belo Horizonte (uma iciativa do Fórum Econômico Mundial que reúne jovens líderes ao redor do mundo). Já empreendeu diversas iniciativas de impacto, a exemplo do Unindo Forças BH e Espalhe Cestas. Também já atuou junto a clientes diversos como grandes empresas, startups e pequenos empreendedores ao redor do Brasil.

 

 

Rafael Tello:

Rafael Tello, diretor de sustentabilidade da Ambipar
Graduado em Ciência Econômicas pela UFMG, especializado em Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral, tem MBA em Gestão da Sustentabilidade pela Leuphana Universität (Lüneburg, Alemanha). Tello também fez o International Leadership Training em Gestão Sustentável pela InWent e Sustentabilidade Aplicada aos negócios: Orientações para Gestores pela Fundação Getúlio Vargas.
Fundador e diretor na Watu Sustentabilidade, empresa adquirida pela Ambipar em novembro de 2020, atua há mais de dez anos como professor na Fundação Dom Cabral, é coordenador da Rede Desafio 2030 e do Hub ODS MG. Ao longo de sua carreira atuou em projetos relacionados à sustentabilidade, empreendedorismo, desenvolvimento regional e cooperativismo.