Corrida da Fogueira teve a participação da Unimed Poços, Coopoços, Saromcredi e a comunidade, e beneficiou seis instituições locais
O Dia C – Dia do Cooperar – não poderia ser melhor comemorado. Para marcar a data, a Unimed Poços, a Coopoços (Cooperativa dos funcionários da Prefeitura de Poços de Caldas) e a Saromcred (Cooperativa dos funcionários da Alcoa) se uniram para regatar um dos eventos mais tradicionais da cidade, a Corrida da Fogueira, que teve o apoio da Prefeitura Municipal e o patrocínio de diversas empresas, como Alcoa, Danone, Cristais São Marcos, M&G Fibras, Vila Sul Supermercado e Unimed Poços. Realizado no dia 4 de julho, no antigo campo de golfe, o evento reuniu mais de mil atletas, inclusive de outras cidades.
“Estamos muito felizes com a realização deste evento”, destacou a médica Tania Maran Magalhães, diretora de Controle da Unimed Poços. “Pela primeira vez em Poços de Caldas conseguimos reunir as três maiores cooperativas da cidade em um só evento, cumprindo com o 6º e o 7º princípios do Cooperativismo – a intercooperação e a interação com a comunidade. Foi um evento inesquecível, que ficará marcado na história do cooperativismo pocos-caldense”.
O evento beneficiou seis instituições da cidade, por meio da festa julina realizada após as provas. A Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-, a AADV – Associação de Assistência aos Deficientes Visuais -, a Adefip – Associação dos Deficientes Físicos – e Casa do Caminho), montaram barracas de comidas e bebidas; o Lar Criança Feliz ajudou na recreação com as crianças, e a Associação dos Portadores de Síndrome de Down ficou responsável pelo estacionamento. As quatro primeiras instituições ainda foram beneficiadas com alimentos, doados pelos participantes das provas como parte da inscrição.
Corrida da Fogueira
Considerada uma das mais tradicionais provas de atletismo de Poços de Caldas, a Corrida da Fogueira foi resgatada, depois de muitos anos, pelo cooperativismo local. O evento foi dividido em três provas: Caminhada e Corridas de 10 km e 5 Km, abertas para crianças a partir dos seis anos e adultos, além de pessoas com deficiência, com entrega de medalhas a todos os participantes. Os atletas que chegaram ao pódio das provas (1º ao 5º lugares receberam troféus de cristal.
Com ampla participação de atletas da cidade, da região e do interior de São Paulo, o resultado final teve como destaques atletas patrocinados e acostumados a disputar provas em nível nacional e internacional, como Robson Alvarenga (primeiro na prova de 5 km, disputada em circuito traçado pelo gramado do campo de golf e marcado por tochas); na mesma prova (feminino), Giovana da Mata chegou na ponta.
Nas provas de 10 km (com traçado pelos bairros da zona sul), o poçoscaldense Luiz Felipe, de apenas 17 anos, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada; entre as mulheres, a paulista de Salto, SP, Giovana Martins – que venceu neste ano a Maratona da Disney (EUA), e tem um cartel de mais de 500 vitórias na carreira – chegou na primeira colocação.


