Fencom e filiadas promovem festa no Dia C

0

Este ano, 10 cooperativas do Sistema Fencom decidiram trabalhar juntas e se uniram para organizar as ações do Dia C: Belcoop, BHCoop, Felicoop, HCCoop, Femcoop, Copimef, SantaCoop-BH, Coopercon e Coopmed.

Unindo solidariedade e esportes, as cooperativas realizaram, no dia 14 de setembro, uma grande festa para mais de 200 crianças do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Apoio à Pessoa Humana (Idap), de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante o evento, os pequenos curtiram atrações como cama elástica, touro mecânico, futebol, pipoca, algodão-doce, cachorro quente e picolé. Algumas presenças especiais também ajudaram a animar a festa: os mascotes Raposão, Raposinho e Galo Doido, que representam os principais times de futebol de Minas, demonstraram a importância do espírito esportivo, participando, sem competitividade, de um único evento.

O Idap é um projeto social que oferece à população carente do bairro Justinópolis, em Ribeirão das Neves, atividades de lazer, acesso a cursos e geração de oportunidades. O objetivo principal da entidade é o resgate da dignidade das famílias por meio dos projetos Bom de Bola, Inclusão Digital e Projeto Sorria, além de dança, música, artes cênicas, oficinas profissionalizantes, apoio escolar e orientação psicológica. 

A iniciativa do Dia C foi homenageada pela ONG por meio de uma faixa e uma placa de agradecimento a todos os voluntários e cooperativas que participaram desse momento de solidariedade. “Nós, crianças, jovens e colaboradores do Idap aprendemos que cooperar é um pouco mais do que os dicionários nos ensinam: cooperar é trazer cidadania aos que estão excluídos ou esquecidos pelas autoridades; cooperar é tirar um sorriso de quem, muitas vezes, ainda não havia encontrado motivos; cooperar é trazer carinho, amor e atenção a quem convive diariamente com violência; cooperar é trazer alimento a quem tem fome e esperança a quem perdeu seus sonhos; cooperar é nos mostrar que existem pessoas com imenso coração! Obrigado Fencom, Cooperativas do Sistema, colaboradores e médicos cooperados. Que Deus os abençoe”, dizia a placa assinada pelas crianças e jovens atendidas pelo local.