O cooperativismo não apenas ajuda as pessoas. Contribui para a sua formação cidadã. Essa foi a premissa da Tupicred ao criar o projeto “No Ritmo da Juventude”. O objetivo foi apoiar uma iniciativa que a direção da Escola Estadual Prefeito Gentil Pereira Lima, de Pedro do Sino, distrito do município de Carandaí, já tinha em mente.
Era hora de por a ação em prática. A proposta, intitulada Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas) 2013, previa o desenvolvimento pessoal e social dos 60 estudantes por meio da formação de grupo de dança, produção de texto e constituição de fanfarra. Como havia um caminho já definido, a Tupicred resolveu, então, fazer uma doação financeira para que o projeto tivesse início. O valor de R$ 2.212,50 foi arrecadado por meio da rifa de um tablet, entre os cooperados e funcionários, e entregue à diretoria da instituição de ensino.
Além de apoiar o projeto, os seis voluntários diretos e outros 11 indiretos tiveram a oportunidade de conhecer a comunidade de Pedro do Sino, que cresceu ao redor da fábrica de cimento Tupi, além de vivenciar de perto o sonho dos educadores locais de transformar a realidade de seus alunos.



