Aprendendo a respeitar a natureza

0

Desde janeiro de 2014, alunos de Guaxupé e região participam de um programa de conscientização ambiental chamado “A Mata é viva!”. A iniciativa da Cooxupé tem como cenário o Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva (NEA), que fica no Complexo Industrial Japy. Diariamente, o NEA recebe estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e realiza com eles atividades didático-pedagógicas, atendendo por ano mais de 9 mil alunos de 25 cidades da região do Sul de Minas e de São Paulo.

No dia 5 de setembro, a Cooxupé organizou e recebeu visitas de três escolas no NEA, Escola Interativa (Guaxupé), Escola Estadual Eduardo Senedese (Juruaia) e Colégio Della Sant’Ana (Tapiratiba/SP). Os 200 alunos assistiram a uma palestra sobre a importância do cooperativismo e sobre as ações da Cooxupé. A visita ficou ainda mais divertida com o passeio na trilha, que ofereceu aos estudantes contato direto com a natureza.

Foram feitas várias brincadeiras, entre elas “Encontre a árvore”. Os adolescentes, com os olhos vendados, foram guiados por um colega para achar a árvore escolhida pelo guia. Já a brincadeira “Trilha de surpresas” desafiou as crianças a encontrar objetos escondidos na trilha que não faziam parte daquele ecossistema.

O projeto “A Mata é viva!” tem como objetivo promover o engajamento e a educação ambiental da comunidade por meio da imersão na natureza, integrando essa vivência com o conteúdo oferecido aos alunos no ambiente escolar. Dez voluntários, colaboradores da Cooxupé, estiveram à frente da iniciativa, que contou com a parceria da Fundação Espaço ECO e da Basf.