No dia 25 de fevereiro, a Casa do Cooperativismo Mineiro recebeu mais de 90 pessoas, de várias cidades do Estado, para o lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) 2016. O evento também contou com a presença de Maria Eugenia Ruiz Borba, gerente de promoção Social do Sescoop Nacional, e Guilherme Cezar Costa, da agência Ex-Libris, agência responsável pela identidade visual da campanha. O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, realizou a abertura do evento e falou sobre a sua ligação com o Dia C: “Esse evento é o que mais me emociona, pois é um projeto que faz com que a cooperativa que adota essa iniciativa se torne mais querida não só pelas pessoas envolvidas como também pelos beneficiados”.
Scucato aproveitou a oportunidade para ressaltar o foco do projeto. “O Dia C não é um dia de caridade, é um dia de amor. As cooperativas que escolhem adotar a iniciativa conquistam não só o carinho dos cooperados como também da comunidade na qual ela está inserida”. De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, “o Dia C é a ação onde o cooperativismo dá exemplo de amor, solidariedade e voluntariado para a sociedade”. Antes de se despedir, ele deixou uma mensagem aos cooperativistas. “Tenham a certeza de que vocês estão participando de um projeto da mais alta dignidade”. Logo em seguida, o Coral Sicoob Credicom subiu ao palco para se apresentar.
Na ocasião, foi exibida a nova identidade visual da campanha, que traz o slogan “Ações que Constroem e Transformam Vidas”. O layout da campanha esse ano faz referência ao símbolo da colmeia, graficamente representada por hexágonos que remetem ao exemplo da união, multiplicação e ao trabalho em equipe, remetendo ao cooperativismo.
A programação do evento também contou com uma oficina de voluntariado ministrada por Mariana Rocha e Roberta Rossi, consultoras do Conexão Trabalho – Consultoria Especializada em Inovação e Projetos Sociais. As consultoras apresentaram um estudo sobre o voluntariado no Brasil. De acordo com os dados, 25% da população brasileira se dedica a algum serviço voluntário. Desse total, 54% realiza a atividade com frequência.
Este ano, o Sistema também lançou um “desafio do bem”: cada cooperativa participante deverá trazer uma cooperativa não-participante para integrar o Dia C. “Queremos ampliar, ainda mais, nossa corrente”, ressaltou Andrea.
Clique aqui e confira todas as fotos do evento.


