Adesão voluntária, gestão democrática, participação econômica equitativa, autonomia e independência, educação, intercooperação e interesse pela comunidade, são os sete princípios do cooperativismo por meio das quais as cooperativas levam os seus valores à prática, permitindo abordar os temas sociais sob uma ótica propositiva e original.
A atividade voluntária também possui um conjunto de valores que dá significado à sua ação. Por exemplo: igualdade entre homens e mulheres, respeito à dignidade humana, justiça social, solidariedade e ajuda mútua, democracia na convivência social, apoio nas dificuldades, recuperação da autoestima, compromisso na convivência social, apoio nas dificuldades, recuperação da autoestima, compromisso e responsabilidade social.
Valores que estabelecem vínculos duradouros com os princípios do cooperativismo e garantem a motivação pelo trabalho voluntário.
O compartilhamento de valores é fundamental quando se trata de dedicação e atividades voluntárias que, reconhecidamente, norteiam o exercício social por meio da exposição das melhores capacidades, competências e habilidades das pessoas envolvidas.


