Ações de cooperativismo voluntariado estão registradas em livro

0

Doação de sangue, casamento comunitário, reforma de instituições. Essas e outras ações sociais desenvolvidas ao longo do ano, estão registradas no livro, que em 130 páginas traz o detalhamento e imagens das atividades desenvolvidas pelas 248 cooperativas participantes da campanha que este ano alcançou 256 municípios mineiros, beneficiando quase 367 mil pessoas.

As ações registradas são exemplos de cooperação e de cidadania, ligadas aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio (ODS).  Elas reforçam a importância de se cuidar do planeta, assim como do outro, começando nas localidades em que cada cooperativa está inserida.

São projetos como o “Água nossa de cada dia”, realizado pelo Sicoob Credilivre, que envolveu 13 cidades da Zona da Mata. Com o auxílio de 120 voluntários, 300 pessoas foram beneficiadas e outras mais serão com a ação continuada que visa a recuperação de nascentes de todos os municípios nos quais a cooperativa de Manhuaçu tem postos de atendimento.

Outra ação registrada no livro é o “Retorno Solidário”, desenvolvido pelo Sicoob Nossocrédito, de São Sebastião do Paraíso. A cooperativa investiu quase R$ 100 mil para a melhoria estrutural de quatro entidades sociais nas três cidades em que possui postos de atendimento.

Projetos como estes demonstram o poder de transformação do cooperativismo e a importância do Dia C, que ano a ano vem crescendo e chamando a atenção de mais cooperativas e pessoas que acreditam no voluntariado.