O projeto da Cosemi para o Dia C ficará, por muito tempo, nas casas de Itabira. A cooperativa apostou na educação ambiental da comunidade. Ao adotar o projeto Compostagem Doméstica: Capacitando Voluntários Multiplicadores, provocou uma grande mudança de comportamento em relação ao lixo orgânico gerado pelas famílias.
Além de apresentar a técnica, a cooperativa tratou de capacitar voluntários para fazer com que a compostagem doméstica continue a ser difundida no município. Entre as vantagens do projeto, estão a redução da quantidade de lixo orgânico gerado dentro de casa e a produção de fertilizantes de forma natural.
A comunidade respondeu positivamente ao projeto, do qual participaram 417 voluntários. Todos integraram o workshop de treinamento que foi oferecido aos cooperados. Para dar um incentivo a mais para as crianças, a cooperativa doou composteiras às escolas que também aderiram ao projeto e levaram o tema para a sala de aula. São elas: Escola Municipal de Candidópolis, Escola Municipal Coronel José Batista e Conbem. Participaram das oficinas e workshops, 227 pessoas entre alunos, professores e membros da diretoria.


