Experiências enriquecedoras

0

 O Seminário de Responsabilidade Social, realizado em 6 de dezembro trouxe uma programação diversificada com profissionais ligados diretamente a ações de responsabilidade social e voluntariado, como o filósofo Raimundo Soares, o antropólogo e educador popular Sebastião Rocha; a consultora na área de voluntariado e terceiro setor Silvia Maria Louzã Naccache e a cineasta Mara Mourão.

Sobre as ações voluntárias que crescem cada vez mais, dentro das cooperativas e empresas, Silvia falou: “O sucesso de um projeto tem a ver com a consonância com os valores desta organização e com o apoio das lideranças, que devem ser exemplos para seus colaboradores na hora de pôr a mão na massa”, frisou.

Para Tião Rocha, conhecer as necessidades do público que será atendido por uma iniciativa de voluntariado é primordial. “Levar até o outro algo que você acha que ele precisa não vai dar certo. A formulação de um projeto tem que partir de dentro para fora daquela comunidade, trabalhar com o capital social daquele lugar”, exemplificou.

A presidente da Coopermoda, de Belo Horizonte, Nalva Santos, ouviu tudo e quer colocar em prática no próximo ano. “Pretendemos continuar participando da ação de intercooperação que integramos este ano, junto a outras cooperativas de BH, mas gostaríamos de começar a trabalhar em uma inciativa contínua”, adiantou.