Inscrições para o projeto aumentam 7% em Minas

0

O Dia de Cooperar (Dia C) 2013 já tem número recorde de inscrições. Até o momento, 233 cooperativas mineiras confirmaram participação no maior projeto de voluntariado do setor, somando um crescimento de 7% em relação ao ano passado, quando 217 instituições fizeram parte da campanha.

Segundo o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o aumento demonstra o fortalecimento do projeto perante o setor e a sociedade ao longo dos anos. “O Dia C já nasceu forte. Começamos em 2009 com 139 cooperativas e já estamos com 233 este ano. As expectativas são as melhores possíveis. Acredito que em 2013 teremos números recordes de participação, porque o projeto é a confirmação de que o cooperativismo não é apenas um instrumento que alavanca as economias dos países, mas também uma importante ferramenta para o bem-estar social, proporcionando qualidade de vida à sociedade”, frisou.

Prova disso é a nacionalização do projeto, que, a partir deste ano, será realizado em cinco Estados, além de Minas Gerais. Haverá ações no Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio Grande do Norte, estados-piloto da campanha pelo país. Estima-se que mais de meio milhão de pessoas sejam beneficiadas com as ações a serem realizadas pelo cooperativismo brasileiro no Dia C. Para 2014, a intenção da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é atingir todos os demais Estados da federação.

Marcado para 14 de setembro, o Dia C promete reunir cerca de 40 mil voluntários em Minas. Serão realizadas ações diversificadas, de acordo com a necessidade das comunidades que compõem o entorno das instituições cooperativas espalhadas por todo o Estado. Campanhas de doação de sangue, de alimentos, programas de reciclagem, palestras educativas, entre diversas outras atividades de atenção ao próximo, com foco na qualidade de vida, estão previstas.