Preocupação com o futuro

0

As cooperativas Carpec, Coopercoffee, Coocacer Carmo do Paranaíba e Sicoob Credicarpa, de Carmo do Paraíba, uniram-se para um projeto que contemplou uma ação de cunho ambiental e uma social. Ambas foram realizadas entre 1º de julho e 06 de setembro e o público alvo foram as crianças da cidade.

O projeto ambiental envolveu as seis escolas da rede municipal: Henriqueta Cassimira Menezes, Graziella Ferreira de Melo, Professora Geralda Maria de Oliveira, Pré- Escolar Municipal Professor Gaspar, Dilza Maria de Oliveira e Dr. Júlio do Couto, somando 2040 alunos. Foi realizada nas escolas uma campanha de coleta de materiais recicláveis (latas de alumínio, garrafas pet e papelão) com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de se preservar o meio-ambiente. O projeto teve quatro etapas: divulgação da campanha, com palestras para os alunos, coleta do material, pesagem e premiação.

O material coletado foi vendido à Associação dos Materiais Recicláveis de Carmo do Paranaíba (Ascap) e o valor recebido foi doado para as obras da Casa do Aconchego, instituição voltada para crianças carentes. O resultado da gincana foi divulgado no Dia C, que aconteceu no poliesportivo do Ponte de Terra Tênis Clube. Na data, foi apresentada uma peça de teatro com o tema preservação do meio ambiente. As crianças se divertiram com pula-pula, pintura de rosto, pipoca e geladinho. O desempenho das escolas participantes foi reconhecido com prêmios entre R$ 1.500,00 (1º lugar) a R$ 500,00 (6ºlugar).

No total, 550 voluntários estiveram envolvidos no projeto e 2500 pessoas foram beneficiadas. De forma indireta, toda a população de Carmo do Paraíba saiu ganhando com a limpeza da cidade e o incentivo à coleta seletiva. Ao todo, as Escolas Municipais coletaram 6,577 toneladas de materiais recicláveis.

A segunda ação realizada pelo grupo foi na Casa do Aconchego. A instituição, que atualmente acolhe 25 crianças, ganhou uma brinquedoteca e a reforma de seu depósito de alimentos. O dinheiro adquirido na coleta de materiais recicláveis foi destinado para a compra de mobiliário para os quartos. As cooperativas ainda promoveram uma campanha para arrecadação de brinquedos, roupas, livros e doações em dinheiro em suas sedes. Também foram feitos kits contendo produtos para higiene pessoal.

A inauguração das obras e a entrega dos produtos foram feitas no Dia C com muita brincadeira, pintura de rosto, pula-pula e um lanche especial. Participaram desta ação aproximadamente 100 voluntários. O projeto contou com a parceria de Special Lanches, Panificadora Catiara e Leite Cema.