Uma grande celebração do cooperativismo mineiro e do voluntariado. Assim foi a 11ª edição do Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras, realizado pelo Sistema Ocemg no dia 6 de dezembro, no Hotel Mercure, em Belo Horizonte.
Aproximadamente 190 pessoas estiveram presentes para acompanhar as palestras, conferir os resultados do Dia de Cooperar (Dia C) 2017 e trocar experiências sobre as ações de voluntariado cooperativista.
“O cooperativismo mineiro se antecipou inclusive à ONU, que falou sobre sustentabilidade com o lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em Minas Gerais, o Sistema Ocemg lançou o Dia C em 2009. E foram os cooperativistas mineiros que fizeram com que esse projeto se tornasse grande e admirado. Tanto que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) fez dele um projeto nacional e de referência em todo o país”, afirmou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, durante a abertura do evento.
Presente no Seminário, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, adiantou o interesse de outros países em levar o Dia C para suas cooperativas. Isso ocorreu depois da apresentação da campanha por Scucato, em novembro, durante a Assembleia Geral da Aliança Nacional Cooperativas (ACI). “A chance da campanha se propagar mundo afora é muito grande, já estamos recebendo contatos. A Argentina é um deles”, contou o dirigente.
Na ocasião, foram entregues placas de homenagem, alusivas à participação das cooperativas mineiras no Dia C 2017.


