Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o cooperativismo tem um encontro marcado no dia 4 de julho, na Praça da Liberdade – um dos pontos mais emblemáticos da capital mineira. Na data, o Sistema Ocemg promoverá uma grande ação para comemorar o Dia de Cooperar (Dia C), campanha de voluntariado iniciada em Minas e recentemente ampliada para todo o território nacional. Das 9h às 13h, serão realizadas diversas atividades gratuitas, para toda a família e pessoas de todas as idades, em espaços temáticos de lazer, cultura, saúde e bem-estar, além de um espaço reservado para que o público possa conhecer mais sobre a filosofia cooperativista. Na oportunidade, também será comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo.
Esta será a primeira vez que o Sistema Ocemg ocupará a Praça da Liberdade para celebrar o projeto. “Esperamos, com isso, chamar a atenção da população para a importância do cooperativismo para o desenvolvimento das sociedades e também para esta bela ação de solidariedade”, afirma Scucato. Para isso, serão montados seis espaços, contemplando diferentes áreas de atuação do segmento. No Degustação Cooperativa, o público poderá conhecer e degustar produtos fabricados pelas cooperativas; no Arte e Cultura, haverá exposição de instrumentos musicais e orientações sobre o segmento, produtos artesanais, oficina e doação de livros; o Lazer Cooperativo promete ser o preferido da criançada, com brincadeiras, pintura fácil, teatro, balões infláveis e cama elástica.
Na área de Saúde e Bem-Estar, os visitantes terão a oportunidade de aproveitar serviços como massagens, aferição de pressão, além de medir o peso e o índice de massa corporal (IMC). No Espaço do Meio Ambiente, doação de mudas, orientações sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos e dicas sobre economia de água serão passadas. Lá, será possível também adotar um bichinho de estimação, na feira de doação de animais.
No Espaço da Cooperação serão realizadas rodadas de diálogo e mesas de bate-papo sobre o cooperativismo. Também serão oferecidas orientações financeiras, com a entrega de planilhas e cofrinhos, além de palestras sobre as vantagens das cooperativas em relação às empresas mercantis e um painel sobre a trajetória do Dia C. Fechando o circuito, será montado um grande palco, onde haverá apresentação da banda Bartucada.


