Dia C: Todos cooperando pela saúde do homem

0

Cooperativas de Santa Maria de Jetibá realizará diversas ações em prol da saúde do homem

Santa Maria de Jetibá-ES (02/07/15) – As quatro cooperativas de Santa Maria de Jetibá, Coopeavi, CoopeTranserrana, Escola Cooperação e Sicoob, estão juntas por uma causa muito importante: a saúde do homem e de sua família. Os esforços são parte da campanha nacional do Dia C – Dia de Cooperar e diversas atividades serão realizadas na Praça Central da cidade durante os dias 3 e 4 de julho.
O Dia C, surgido em Minas Gerais em 2009, é um grande movimento de solidariedade e se tornou um marco das atividades sociais do cooperativismo brasileiro.
De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2014, as três principais causas de óbito da população masculina no município de Santa Maria de Jetibá foram: causas externas (acidentes), doenças do aparelho circulatório e cânceres. Por isso, as cooperativas com sede do município se reuniram para conscientizar os homens sobre a importância de adotarem hábitos preventivos, como uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), exames periódicos e a prática de exercícios físicos.
A população masculina terá nos dias 3 e 4 de julho diversas equipes de voluntários dispostas a orientar e discutir sobre as principais preocupações sobre a saúde do homem, como tabagismo, alcoolismo, obesidade, depressão, câncer de próstata, hipertensão, diabetes entre outras. Também serão oferecidos serviços como vacinação, aferição de pressão, impressão da Carteira Nacional de Saúde, corte de cabelo, coleta de resíduos tecnológicos e entretenimento para as crianças.
Internamente as cooperativas realizaram durante o mês de junho uma campanha de doação de agasalhos e livros, que juntamente com os resíduos tecnológicos coletados nos dois dias do evento, serão doados para a Associação Casa Bom Samaritano, uma associação sem fins lucrativos, que atua no âmbito de recuperar dependentes químicos e alcoólatras, e a Escola Estadual de Ensino Médio Gomes Cardim (EEEM Gomes Cardim), respectivamente.
A participação no evento é gratuita e livre para toda a população da cidade. Os participantes concorrerão a duas bicicletas, uma por dia. A programação completa pode ser acessada no site da Coopeavi.
Além das cooperativas, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, por meio da Secretária de Saúde, da Agrovest, Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA), EEEM Gomes Cardim e do Grupo Lima.