Nos dias 2 e 3 de abril, cooperativas de Belo Horizonte e região participarem do Workshop de Lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) 2019. O evento, realizado na Casa do Cooperativismo Mineiro, reuniu mais de 60 pessoas para debaterem sobre as ações de promoção social promovidas pelas cooperativas.
A analista de Capacitação do Sistema Ocemg, Rouzeny Zacarias, fez a apresentação da campanha deste ano e conduziu, junto aos participantes, uma oficina de elaboração de projetos de responsabilidade social. Segundo ela, é preciso realizar as ações com dedicação e disciplina, para que os projetos sejam efetivos e cumpram seu papel nas comunidades.
Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o Dia C prima pela intercooperação, fortalecimento das cooperativas em suas comunidades e o seu compromisso social não se resume ao voluntariado. “Quando o Dia de Cooperar foi realizado pela primeira vez, a nossa intenção era dar visibilidade ao cooperativismo e desse modo fazer com que a sociedade percebesse que as cooperativas fazem muito mais do que negócios”, frisou.
Divanir Souza, analista da gerência de Desenvolvimento Social do Sistema OCB, comentou que a organização está com expectativas de crescimento para este ano em relação ao Dia C. “Acreditamos que, com o engajamento dos voluntários, conseguiremos chegar, em 2019, a mais municípios, a mais pessoas e poderemos estimular as cooperativas no desenvolvimento de projetos estruturadores”, comentou.
Ailson Mendes Ramos, conselheiro do Sicoob Credivag e presidente da Fundação Credivag, de Janaúba, comentou que a organização surgiu a partir do Dia C, em 2009, e passou a concentrar, desde então, as ações sociais da cooperativa na região. Para este ano, ele pretende que o projeto do Dia de Cooperar deixe de ser pontual e torne-se perene, beneficiando cada vez mais pessoas.