Cerca de 2mil pessoas passaram pela Praça JK durante a ação do Sistema Ocemg comemorativa ao Dia C 2012. No último sábado, dia 1º, uma equipe de voluntários da organização se reuniu no local para divulgar a proposta e promover a aproximação da sociedade com os conceitos e valores do cooperativismo.
Durante o evento, foram oferecidos à sociedade uma série de serviços por meio de parceria com instituições que compartilham dos ideais cooperativistas. Houve medição de pressão, informações nutricionais, massagem e orientação odontológica, proporcionadas por alunos e orientadores dos cursos de saúde do Centro Universitário Newton Paiva, além de brincadeiras e oficinas de reciclagem para as crianças. Um show com o Grupo Arrumação e Saulo Laranjeira animou o público que passava no local, a banda tocou sucessos de diversos cantores brasileiros, enquanto o ator intercalava apresentações de personagens consagrados de sua carreira.
Outro parceiro do Sistema na ação foi o Colégio Arnaldo, que promoveu oficinas de materiais recicláveis e demonstrações de boas práticas para a preservação do meio ambiente. “Realizamos projetos o ano todo e acreditamos ser muito bom para os alunos concentrarmos, neste Dia C, uma ação concreta que é a realização de oficinas pedagógicas, trabalhos sobre o meio ambiente, com material reciclável”, frisou Tancredo Dimas Ferreira, coordenador do núcleo de diálogo, fé e ciência do Colégio.
Um grupo de alunos ainda participou de uma caminhada ecológica até a Praça JK e de uma gincana solidária, que arrecada anualmente alimentos, roupas e brinquedos para o projeto Viver o Vale. O programa atende populações de cidades do Vale do Jequitinhonha.
Na ocasião, o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), parceiro pela terceira vez no Dia C do Sistema Ocemg, apresentou um módulo da Brinquedoteca, um de seus programas que contribuem para a recuperação de crianças e adolescentes em tratamento médico em hospitais públicos e filantrópicos. O programa beneficiou, até 2011, mais de 200 instituições. A instituição apresentou ainda um programa de complementação alimentar (VitaVida), que distribuiu, de 2003 a 2011, mais de 15 milhões de refeições para centenas de entidades filantrópicas. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) também foi parceira do Dia C do Sistema.
A gerente de Promoção Social do Sistema OCB, Maria Eugênia Ruiz, que esteve em Belo Horizonte para participar das ações do Dia C, falou sobre o objetivo da Organização Nacional de transformar, já para o próximo ano, o projeto em um movimento nacional. “Nosso objetivo é ampliar o modelo aplicado em Minas Gerais para o Brasil inteiro. Vamos começar com as unidades que já tinham alguns programas parecidos, por ser mais fácil de aderirem à campanha. E vamos esquematizar toda a metodologia nacional junto com o pessoal do Sistema Ocemg”, ressaltou a gerente.
O presidente do Sistema Ocemg ressaltou que o Dia C representa o potencial do cooperativismo para o desenvolvimento e para a qualidade de vida. “O projeto de voluntariado cooperativo que acontece em Minas é um marco de todas as ações sociais que nosso segmento já realiza durante todo o ano, transformando para melhor a vida de milhares de pessoas. O voluntariado é símbolo de países desenvolvidos, por isso temos que estimular cada vez mais essas ações solidárias em benefício de toda a sociedade”, concluiu.