A Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Passos recebeu a Unimed Sudoeste de Minas para atividades do Dia C (Dia de Cooperar), incentivado pelo Sistema Ocemg em todo Estado. No dia 1 de setembro, cerca de 50 colaboradores e familires visitaram o local, levando uma programação cheia de atividades sociais e esportivas numa verdadeira confraternização com os 89 recuperandos da entidade.
As atividades foram direcionadas para recuperandos do regime fechado e semiaberto com duração de 2 horas. O método Apac promove a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. A meta é evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar.
Foram realizadas palestras com o tema “Superação”, apresentação de capoeira e atividades físicas de entretenimento. A Unimed também doou uma panela de pressão industrial que foi solicitado pela própria Apac e será direcionada para o preparo de refeições na cozinha.
A Equipe de Responsabilidade Social da Unimed promoveu todas ações do Dia C na Apac de Passos, denominando o projeto de “Todo homem é maior que seu erro”. Além dos colaboradores e familiares da Unimed, também participaram das atividades alunos do curso de Educação Física da Fesp (Fundação de Ensino Superior de Passos) e o Grupo de Capoeiristas de Passos.
Os membros da Equipe de Responsabilidade Social da Unimed, Luiz Carlos Cardoso da Silva, Elaine Cristina Magalhães e Sandra Paim, informaram que o principal objetivo do projeto foi promover a humanização dos recuperandos.
“Esse ambiente é, na maioria das vezes, visto como local de preconceito por parte da população. Fomos levar amor e atenção aos internos, além da conscientização de que todo homem é maior do que seu erro”, disseram.
Para eles, este Dia C alcançou resultados compensadores. “Houve uma grande participação voluntária dos colaboradores da Unimed, maior interação entre os setores da cooperativa no desenvolver das atividade e grande receptividade dos recuperandos ao nos receberem. Também observamos melhoria da autoestima deles durante as atividades”, resumiram os membros da Equipe.
O presidente da Diretoria Executiva da Apac, o advogado Roberto Junqueira Maia, afirmou que a ação da Unimed foi considerada extraordinária e comovente. “A participação da comunidade é um dos 12 elementos fundamentais do método Apac e é pela aplicação desses elementos que a Apac consegue os resultados que fazem dela hoje modelo reconhecido mundialmente como melhor alternativa ao sistema prisional comum”, disse.
Conforme ele, o Dia C promovido pela Unimed será um marco para a entidade. “Isto é fundamental para a ressocialização deles, pois mostra a solidariedade da sociedade para com eles. Isso resgata a autoestima e o sentimento de dignidade humana”, avaliou Junqueira. “A Apac trabalha pela humanização da pena e a Unimed, pela humanização dela”, completou.
O gerente administrativo da Apac, Luiz Sebastião Alves, lembrou que a Unimed foi a primeira empresa de Passos a promover este tipo de atividade no local. “Uma excelente iniciativa, pois a Unimed demonstrou preocupação social, principalmente ao fazer atividades com os dois regimes de pena”, declarou.
A secretária executiva da Apac, Vanessa Moreira, também avaliou a iniciativa como excelente, já que um dos objetivos da entidade é justamente de manter a comunidade em participação com o método Apac.
“Este tipo de iniciativa traz valorização para nossa entidade, aumenta a autoestima dos recuperandos e sua valorização humana. Quebra até tabus”, lembrou.
Este foi o quarto ano consecutivo que a Unimed Sudoeste de Minas participou do Dia C. Nos anos anteriores, a data foi comemorada no Asilo São Vicente de Paulo e na Creche Nahim Simão.
Fonte: Unimed Sudoeste de Minas