A presença dos voluntários da Coetagri fez a diferença na Escola Estadual Rubens Garcia, instituição localizada na periferia de Machado e que atende a 250 estudantes carentes dos primeiros anos do ensino fundamental.
No Dia C, a cooperativa inaugurou uma horta comunitária dentro da instituição, que foi feita utilizando técnicas agrícolas e de reaproveitamento de materiais, como a fabricação de compostagem – reciclagem de lixo orgânico para a produção de adubo – e a estruturação dos canteiros a partir de garrafas pet. Durante o projeto, foram plantadas cerca de 300 mudas de hortaliças, como alface lisa e crespa, agrião, couve, entre outras. Além disso, houve a arrecadação de 750 garrafas plásticas que foram usadas na horta.
No dia da inauguração do espaço, foi realizada uma gincana envolvendo os alunos, professores, funcionários e colaboradores da escola. O objetivo foi conscientizá-los sobre os cuidados necessários para manter uma horta comunitária, bem como apresentar ações sustentáveis e orientar sobre o aproveitamento da matéria orgânica para fertilização, além de incentivar o espírito cooperativista. Cerca de 100 voluntários ajudaram nesta campanha que beneficiou 400 pessoas.