Doando esperança

0

Doar sangue é um gesto de amor. Pensando nisso, a Unimed Inconfidentes, de Ouro Preto, decidiu promover a conscientização da população local sobre essa iniciativa, que pode salvar tantas de vidas. A cooperativa deu início às ações no dia 26 de agosto, quando realizou uma palestra, com o apoio da Fundação Hemominas, sobre os mitos, critérios e importância da doação. O objetivo foi esclarecer as dúvidas, tão frequentes, que as pessoas ainda têm sobre o assunto.

A campanha também foi divulgada por meio de folders, e-mails e convites direcionados aos clientes Unimed. A proposta foi complementada com uma visita ao Hospital Júlia Kubistchek, em Belo Horizonte. Os 23 voluntários foram transportados pela cooperativa. Ao chegar, todos passaram por uma entrevista clínica, conforme exigência da Organização Mundial da Saúde (OMS), para garantir a imunidade daqueles que receberão a doação, seguida da coleta do material.

A Unimed Inconfidentes, que participa do Dia C desde 2012, já tem planos para o projeto em 2014: a montagem de um posto itinerante de doação de sangue em Ouro Preto. A intenção, de acordo com os organizadores, é mobilizar toda a sociedade e, assim, salvar um número ainda maior de vidas.