Na capital, o Sistema Ocemg/Sescoop-MG promoveu uma série de atividades na Praça da Assembleia, região centro sul da cidade, para marcar o Dia de Cooperar e divulgar os Objetivos do Milênio. O evento aconteceu de 9h às 13h e reuniu cerca de 700 pessoas ao longo da manhã.
Uma grande estrutura de lazer, com apresentações artísticas e culturais, oficinas e serviços de utilidade pública, como aferição de pressão, foi montada no local para atender ao público. Ao mesmo tempo, foram repassadas informações sobre qualidade de vida e sobre a importância da cooperação para uma sociedade melhor.
A praça se transformou em um grande palco de solidariedade. As crianças se divertiram em brinquedos como pula-pula e piscina de bolinhas. Houve distribuição de algodão-doce e pipoca, brindes diversificados, além de show com o cantor Marcello Dilla e banda.
Uma apresentação do grupo de capoeira do Centro Cultural Caminhos de Aruanda demonstrou, de maneira contagiante, como o esporte e a cultura fazem a diferença na vida de crianças, jovens e adultos. Ao som do axé, os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte (APAE-BH) deram uma lição de vida e alegria para os presentes com uma a bela apresentação de dança e percussão.
No Dia C 2011, o Sistema também buscou difundir ações ligadas a alguns Objetivos do Milênio, como Combate à Fome e à Miséria, Combater a AIDS, a Malária e outras Doenças, Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente e Todo Mundo Trabalhando para o Desenvolvimento. Para tanto, contou com a participação de parceiros como o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), o Centro Universitário Newton Paiva e o Projeto Manuelzão da UFMG, que montaram estandes no local.
Parcerias
No estande da Secretaria de Estado da Saúde, o foco das ações estava voltado para o combate à dengue. De acordo com o órgão, cerca de 100 óbitos pela doença foram registrados no Estado em 2010. Por isso, a necessidade de reforçar a conscientização como maior aliada no combate à doença. Na ocasião, a Secretaria apresentou o “Dengueville”, um dispositivo para redes sociais na internet que ensina como identificar e exterminar os focos do mosquito Aedes aegypti.
No estande da Newton Paiva, estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, e Nutrição faziam, respectivamente, medição do nível de glicose, aferição de pressão arterial, reeducação postural e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) da população. Já os alunos do curso de Odontologia ensinavam às crianças e os pais sobre higiene bucal correta, como uso do fio dental e escovação adequada utilizando fantoches e desenhos.
No estande do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), órgão do Governo Estadual cujos projetos beneficiam entidades carentes, de beneficência e inclusão sociocultural, os representantes repassaram informações sobre alguns projetos, a exemplo do Vita Vida, que consiste em recolher alimentos doados, como frutas e legumes sem valor comercial, mas com alto valor nutricional, reprocessá-los, desidratá-los, e distribuí-los a entidades cadastradas no programa. O estande se transformou, inclusive, em centro para recrutar voluntários.