Pelo segundo ano consecutivo, o Dia C das cooperativas Capal, Coind, Cooperar e Sicoob Crediara, em Araxá, beneficiou a Casa de Acolhimento São Francisco de Assis (Casfa) e marcou o encerramento da primeira etapa da obra de ampliação da entidade, que abriga dependentes químicos.
A campanha, que completou um ano, já resultou na doação periódica de alimentos e de equipamentos para manutenção da horta da entidade, na elaboração de um projeto de construção de enfermaria, além da construção de mais de 80 metros quadrados de muro, que fecha toda a área da instituição.
O Dia C foi de festa e comemoração entre os internos, os jovens voluntários que administram a Casfa, cooperados e colaboradores das entidades envolvidas. Atividades como dinâmica para socialização e integração de pacientes e cooperativistas; plantio de árvores na mata João Bosco Teixeira, que fica próxima à Casa; capacitação de internos e cooperativistas para realizar compostagem de adubo orgânico; solenidade de entrega das doações do Encontro de Cooperados da Capal; café da manhã e almoço de confraternização e o anúncio do Dia de Cooperar 2013 novamente com a Casa de Acolhimento.
Mantida através de doação da comunidade, a Casa realiza suas atividades através do trabalho voluntário de algumas pessoas e tem capacidade para atender até 25 internos em regime de moradia.
O coordenador da Casa de Acolhimento, Paulo César Machado (PC), ressaltou que a construção do muro no entorno da entidade dará mais segurança para os internos. “O muro era a nossa prioridade. Não podíamos continuar trabalhando com os internos, dependentes químicos, com a entidade aberta. Com o muro, teremos mais privacidade e os trabalhos com os internos serão mais produtivos. Temos que destacar que o Dia C não foi só um dia. É um trabalho contínuo, onde realizamos várias reuniões em busca dos objetivos propostos pela Capal, Coind, Cooperar e Sicoob Crediara em prol da Casa de Acolhimento. Estamos extremamente agradecidos pelo empenho demonstrado. O Dia de Cooperar tem sido fundamental para o trabalho realizado pela Casa”.
O assessor de comunicação da Capal, Edmilson José, destaca que o Dia C 2013 já foi iniciado. “As pendências burocráticas e financeiras que criam problemas jurídicos para a Casa de Acolhimento São Francisco de Assis estão sendo solucionadas, para que a mesma possa caminhar com suas próprias pernas. O nosso objetivo é que esse problema seja resolvido o mais breve possível para tornar a entidade de utilidade pública estadual e federal e possa receber recursos dos governos. Nós, cooperativistas da Capal, Cooperar, Coind e Sicoob Crediara, estamos cuidando para que isso aconteça e o projeto tenha sequência. Esse é o primeiro passo para a realização do Dia C 2013. Vamos trabalhar para que nossas ações possam resultar na 2ª etapa de ampliação da entidade, que é a construção de uma enfermaria. Sem dúvida alguma, o Dia de Cooperar engrossa a fila entre os mais importantes projetos do Sistema Ocemg, presente em tudo o que resulta na melhoria da qualidade de vida dos cooperativistas mineiros”, afirma Edmilson.