Alimentos saudáveis e produtividade

0

O que antes era um terreno sujo e foco de doenças como a Dengue, transformou-se em uma magnífica horta. A Unimed Betim coordenou a construção da horta comunitária na Vila Vicentina, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com o apoio de diversas empresas. O trabalho voluntário foi feito em cinco etapas: limpeza do terreno, construção dos canteiros, plantio das hortaliças, acompanhamento e colheita.

Foram mais de 200 dias de trabalho. A horta hoje é cultivada pelos moradores e a produção vai para a mesa dos 200 idosos da Vila. A ação estimulou o voluntariado na cooperativa e na comunidade de Betim. O projeto ainda fortaleceu e deu mais visibilidade ao cooperativismo. As 108 pessoas envolvidas na ação ficaram com a certeza de que contribuíram para o resgate da dignidade e da produtividade dos idosos da Vila Vicentina, que podem contar com legumes e hortaliças fresquinhos. A Unimed Betim atrelou a construção da Horta Comunitária na Vila Vicentina aos Objetivos do Milênio, entre os quais se destacam as metas “Acabar com a fome e a miséria” e “Promover a qualidade de vida”.

A etapa de plantio das hortaliças aconteceu no Dia de Cooperar, com a presença de 45 voluntários, um farto café da manhã e ginástica laboral.

A Vila Vicentina, que abriga 200 idosos, na região de Betim, ganhou uma horta comunitária. A Unimed Betim teve o apoio da Viasolo, do restaurante Sabor do Churrasco, da CDL de Juatuba, da Preserve consultoria, Bemplast Indústria e Comércio e do Depósito Casa Boa. Mais de 100 pessoas se envolveram nas cinco etapas do trabalho voluntário.