No dia 6, as crianças de Boa Esperança-MG, Guapé-MG e Ilicínea-MG, viveram um Dia de Cooperar para elas e seus familiares, com festa junina, comidas típicas, brinquedos, jogos, algodão doce, pipoca e pintura de rosto durante o evento organizado por oito cooperativas no Sul de Minas Gerais: Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança – Capebe, Cocatrel, Coopapi, Cooperativa dos Costas, Coopercitrus, Sicoob Belcredi, Sicoob Credifor e Sicredi.
Intercooperação
Esse é o sexto Princípio do Cooperativismo e também está em foco quando chega o Dia de Cooperar, que é um grande momento de união entre as cooperativas. Novamente, a Capebe reforçou sua presença na vida das pessoas além do Agronegócio e mostrou como juntos, podemos fazer um mundo mais feliz para o próximo.
BOA ESPERANÇA
A Capebe, sendo uma cooperativa e sem fins lucrativos, a sua finalidade é a qualidade de vida nas regiões em que atua. Durante o Arraiá do Dia C em Boa Esperança, Alan Oliveira aproveitou muito todas as brincadeiras e comidas: “Gostei do picolé, da canjica, de tudo de bom que tem aqui. Também gostei do caldo de feijão, da pintura de rosto, da boca do palhaço e da pescaria. Estou muito feliz.”
GUAPÉ
Há 70km de Boa Esperança, a praça de Guapé deu espaço para Capebe, Cocatrel, Coopercitrus, Sicoob Credifor e Sicredi praticarem o cooperativismo em favor de duas entidades sociais da cidade, arrecadando leite e ração, enquanto as crianças espalhavam sorrisos durante a pintura de rosto e as famílias passeavam com seus cães e gatos de estimação.
Mesmo depois de passar a manhã de sábado arrecadando doações para o Hospital Regional do Câncer de Passos-MG com o grupo de escoteiros, Maya de Paula passou pela praça de Guapé, pintou o rosto e se divertiu ao lado dos colaboradores das cooperativas. Foi uma ocasião para ela aprender ainda mais sobre cooperação: “Fomos de casa em casa arrecadar doações para o hospital e foi bem legal. Conheço a Capebe e também aprendo muito sobre compaixão no grupo de escoteiros. Fiz várias amizades e gosto de participar. Acho muito bom praticar a cooperação, porque quem faz isso torna o mundo melhor.”
ILICÍNEA
Na praça de Ilicínea não foi diferente. Teve pula-pula, palhaço, escorregador e até futebol. Lá, a Capebe praticou a Intercooperação com as cooperativas Cocatrel, Coopapi, Sicoob Belcredi e Sicredi e arrecadou leite para as entidades sociais.
Brincar e ajudar o próximo também faz parte dos hábitos de Vitória de Oliveira, que jogou futebol e ajudou a cuidar de outras crianças durante o evento: “Arrecadamos doações para ajudar quem precisa, porque é sempre bom ajudar o próximo. Eu colaboro como posso e gosto de jogar futebol e vôlei com minhas amigas. Nos divertimos, ajudamos as pessoas e aprendemos a sermos melhores.”
Essa é a primeira vez que a Capebe realiza o Dia de Cooperar em três cidades. Ao todo, já são mais de 130 cidades atingidas de forma positiva pela cooperativa. Na perspectiva de André Reis, diretor presidente da Capebe, o Dia C é uma maneira simbólica para a cooperativa dar o exemplo de cooperativismo com o qual trabalha o ano todo: “Levamos o cooperativismo mais uma vez às famílias, através de simples atitudes que causaram sorrisos de felicidade verdadeiros nas crianças. Somos uma cooperativa de verdade e que se empenha em cuidar de toda a comunidade com ações sociais de impacto. Parabenizo as instituições pela Intercooperação e agradeço aos colaboradores voluntários no Dia de Cooperar 2024.”