Cidadania na Prática

0

Um verdadeiro mutirão ofereceu uma série de serviços essenciais à população das cidades de Abaeté, Biquinhas, Morada Nova de Minas e Paineiras. A “Manhã da Solidariedade” foi o projeto desenvolvido pela Cooperabaeté e Sicoob Credioeste no Dia C deste ano.

A ação teve como lema “Cidadania para todos, na prática”. Os moradores das quatro cidades puderam tirar documentos (certidão de nascimento, identidade, CPF e carteira de trabalho), cortar o cabelo e receber atendimento médico e nutricional (aferição de pressão, verificação de glicose, pesagem e medicação, entre outros). Em Abaeté, foram oficializados 12 casamentos em uma cerimônia comunitária gratuita, que terminou com a confraternização dos noivos.

As praças das cidades ficaram cheias. Houve distribuição de mudas de árvores e os produtores rurais receberam orientações técnicas e sobre preservação ambiental, repassadas por agrônomos e veterinários. As crianças não ficaram fora do projeto. Participaram de brincadeiras, se divertiram na cama elástica e no pula-pula e aproveitaram o algodão doce e a pipoca que estavam sendo distribuídos. Para a população carente de Morada Nova de Minas foram encaminhadas roupas doadas.

As duas cooperativas tiveram o apoio das prefeituras municipais, de cartórios de registro civil locais, do Sesc, instituições sociais, empresas da região e da Polícia Civil. Juntas, as iniciativas da “Manhã da Solidariedade” beneficiaram mais de mil pessoas, nas quatro cidades. Para os envolvidos no Dia C, ficou o sentimento de que a “cooperação constrói resultados”.

O Dia C proporcionou a emissão de 150 carteiras de identidade, 30 carteiras de trabalho e 50 CPFs. Mais de 500 pessoas receberam atendimento na Barraca da Saúde, e cerca de 400 mudas de árvores foram distribuídas para a população. Também foram realizados 12 casamentos em Abaeté e outros 10 marcados para acontecer posteriormente, em Morada Nova de Minas.