Cidadania: um direito de todos

0

Em São Gotardo, a rede de solidariedade formada pela Coopadap, Sicoob Credisg e Coopacer, promoveu, em praça pública, um dia diferente para a população. Além de orientações jurídicas diversas, com a presença do juiz de Direito da comarca e de 15 advogados, o evento contou com a participação da Polícia Militar do Meio Ambiente e de técnicos das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, que também estiveram no local para informar sobre benefícios sociais como o Bolsa Família, e oferecer exames diagnósticos e orientações cardiológicas, odontológicas, nutricionais e de fisioterapia.

A Associação Comercial e Câmara dos Dirigentes Lojistas, que também apoiaram a ação, tiveram participação focada no esclarecimento de dúvidas sobre a restrição do cadastro do consumidor, registro no balcão de empregos, confecção de currículos e consultoria financeira. Diversos órgãos públicos confeccionaram documentos. Havia, também, voluntários da área de beleza, estética e moda, além da participação da Sociedade Protetora dos Animais “Anjos de Patas”, que promoveu uma grande feira de adoção de animais. A doação de sangue, uma importante iniciativa presente no projeto, também foi estimulada. Por meio de uma parceria com o Hemominas de Patos de Minas, foram coletadas 97 bolsas de sangue e catalogadas cerca de 100 pessoas para doação de medula óssea.

Lazer, atrações artísticas, alimentação e uma original oferta de “abraço grátis” completaram a extensa programação, que atendeu às necessidades de 3.500 pessoas. O número de voluntários também foi surpreendente: cerca de 300 pessoas envolvidas diretamente com o projeto. A preocupação com o meio ambiente foi assumida pelo Interact Clube e pelo Rotary Club, que promoveram uma gincana junto às escolas particulares e públicas da cidade duas semanas antes da festa. A proposta rendeu mais de 50 mil itens e contou com a participação de cerca de 10 mil estudantes.