“Doe Sangue, Doe Vida” foi o projeto desenvolvido pelo Sicoob Ruralcredi, na Praça Central de Guaranésia, em parceria com o Núcleo Hemoterápico de Alfenas, para baixar o déficit do banco de sangue da região.
A cooperativa realizou intensa campanha de divulgação na cidade, informando sobre o Dia C e convocando a população a doar sangue. As pessoas interessadas podiam se pré-cadastrar e receber informações sobre o procedimento de doação.
No Dia C, a coleta de sangue foi feita em um Posto de Saúde da Família (PSF), garantindo as condições de atendimento necessárias aos doadores. Com a ação, 132 pessoas se cadastraram, sendo coletadas 108 bolsas de sangue. Quem aderiu à campanha ganhou brindes e participou de sorteios. Além disso, mais de mil pessoas passaram pela Praça Central da cidade, onde receberam informações sobre a prevenção de doenças e a necessidade de hábitos saudáveis. Diversas atrações animaram o dia, como as apresentações da Corporação Musical Santa Bárbara e do grupo teatral Máscaras.
Cerca de 300 voluntários participaram das ações. Inicialmente, a coleta de sangue seria feita das 8h às 13h, mas a procura foi tamanha que o horário teve que ser estendido até às 17h. O número de doações superou as expectativas da organização e bateu recorde entre as campanhas regionais do Núcleo Hemoterápico de Alfenas.
Com o apoio do poder público, da sociedade civil e de 300 voluntários, o Sicoob Ruralcredi promoveu uma campanha de doação de sangue que resultou em 108 bolsas coletadas em apenas um dia, recorde regional. Na Praça Central de Guaranésia, mais de mil pessoas participaram de atividades de orientação sobre saúde.