Educação para transformar

0

Voluntários de seis cooperativas de Unaí e região sabiam que iriam trabalhar em um projeto solidário, envolvendo educação e crianças, uma prioridade local. Para definir a melhor contribuição para o Dia C, uma equipe visitou as creches do município e avaliou a estrutura física de cada uma. De posse dos relatórios, a Comissão Organizadora escolheu o Instituto Educacional Branca de Neve, situado no bairro Mamoeiro, para uma reforma em sua estrutura física e organizacional.

A ação da Capul, Coagril, Coanor, Sicoob Crediparnor, Sicoob Noroeste de Minas e Unimed Vale do Urucuia, com o apoio de empresários locais, transformou o local, que ganhou nova pintura de muros e paredes, instalação de forro PVC em toda a dependência da creche, comodidade e melhoria de acesso aos banheiros, consertos de piso e instalações elétricas, remanejamento de setores e salas, para melhorar a qualidade de ensino e aprendizado, e desenvolvimento de uma horta comunitária, para auxiliar na merenda escolar oferecida aos alunos. As 214 crianças que frequentam a creche diariamente agradecem. Além da reforma, a creche recebeu cerca de 400 brinquedos, inclusive pedagógicos.

O Dia C também chegou a Arinos, com a realização de uma galinhada beneficente, que arrecadou R$ 4 mil para o Abrigo Frei Pio. Em Buritis, um pedágio solidário foi realizado pelos voluntários e arrecadou R$ 1.676,75, doados ao Abrigo João da Silva Santarém, que acolhe 83 pessoas.

Cerca de 300 voluntários ajudaram a reformar uma creche beneficiando 214 crianças em Unaí. O projeto foi realizado em 57 dias e em parceria com diversas empresas, que doaram material para a reforma e mão-de-obra especializada.