Ensinando a pescar

0

No Vale do Aço, seis cooperativas aproveitaram o Dia de Cooperar para estimular o empreendedorismo em uma das instituições sociais mais importantes da região: a Associação dos Portadores de Insuficiência Renal do Vale do Aço (Apirva).  A instituição atende a pessoas com problemas renais e pacientes de hemodiálise do Centro de Terapia Renal do Hospital Márcio Cunha, de Ipatinga.

Como a Apirva sobrevive exclusivamente do trabalho voluntário, de doações e de eventos beneficentes que realiza para arrecadar fundos, a proposta das cooperativas, no Dia C, foi “ensinar a pescar”, ou seja, oferecer condições e matéria-prima para que o artesanato feito na associação se torne fonte de renda. Além de orientações para captação de recursos públicos e privados, foram doados à Apirva materiais para confecção de panos de pratos e outros trabalhos manuais. A lista de donativos incluiu rolos de sacaria, retalhos de tecido, retalhos de malha para aplicação/bordado e tinta para pintura. Com o material, a produção da instituição poderá ser comercializada e gerar receita para a entidade por seis meses.

Outras ações paralelas foram realizadas pelas cooperativas, viabilizando a arrecadação e a entrega de toneladas de donativos a diversas entidades sociais da região. No dia 3 de setembro, 150 voluntários comandaram a grande festa do cooperativismo, no Parque Ipanema, em Ipatinga,  com atividades de promoção da cidadania, como  emissão de carteira de identidade, orientações sobre saúde bucal, coleta seletiva e educação no trânsito, além de sorteios de brindes, shows, brincadeiras e gincana.

Integraram o Dia C na região as cooperativas Cosmipa, Consul, Sicoob Vale do Aço, Sicoob Credicom/Vale do Aço, Unimed Vale do Aço e Copesita.  

 Dois mil e trezentos voluntários, 75 dias de trabalho e o apoio do poder público municipal, das Polícias Civil e Militar, de igrejas, sindicatos, Associação Comercial, Usiminas e Sebrae permitiram que as ações do Dia C no Vale do Aço fossem realizadas com sucesso.