Só mesmo a força do cooperativismo para fazer com que dois rivais passem para o mesmo time. Os mascotes do Atlético e do Cruzeiro, os dois maiores clubes de Minas, foram as grandes atrações do Dia C em Ribeirão das Neves. A cidade, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), recebeu o projeto “Meio Ambiente, Saúde e Solidariedade”, promovido pelas cooperativas integrantes do Sistema Fencom. A ação mostrou que, acima das diferenças, está a necessidade de ajudar aqueles que precisam.
As atividades aconteceram na sede da ONG Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Apoio à Pessoa Humana de Ribeirão das Neves (IDAP), no bairro Justinópolis. Desenvolvidas por 30 voluntários diretos, além de diretores, funcionários e cooperados, as ações englobaram três vertentes. A primeira teve relação com o meio ambiente orientou a comunidade local quanto à reciclagem de materiais e equipamentos eletrônicos. A segunda teve relevo social e se relacionou com o fortalecimento das campanhas do Hemominas para a doação de sangue. Complementando a programação do dia, foi promovido um campeonato de futebol com times formados pelas crianças atendidas pela ONG.
O terceiro viés do projeto beneficiará as famílias das 200 crianças atendidas pelo Instituto e já tem cronograma de atividades previstas até janeiro de 2014. Entre elas, estão programadas as doações de 60 cestas básicas, roupas e cobertores e, ainda, mais de 300 itens de higiene pessoal. A proposta é resgatar a dignidade das famílias da região por meio de atividades de lazer, acesso a cursos profissionalizantes e geração de oportunidades no mercado de trabalho.