Preservação da nascente do Limoeiro

0

A Coopatos, de Patos de Minas, também participou do Dia C com o “Projeto Técnico de Recomposição da Flora do Córrego”. A iniciativa promoveu a recomposição da flora no entorno do Córrego Limoeiro, única nascente de águas não poluídas na área urbana e responsável pelo abastecimento da cooperativa e de propriedades rurais próximas.

Além do plantio de árvores, o projeto teve uma etapa de conscientização dos moradores da cidade sobre o uso correto dos recursos naturais e sobre a importância da preservação ambiental para o bem de todos. No Dia C, crianças, adolescentes, adultos e idosos, num total de 30 voluntários, ajudaram no plantio das mudas.

Com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Associação do Córrego Limoeiro (Acol), os voluntários plantaram 200 espécies nativas da região, com o objetivo de recuperar a mata ciliar. A ação não parou no Dia C e, ao longo de quatro meses, pretende-se plantar 1.500 mudas nas margens do córrego. A recuperação da flora no local vai garantir uma área limpa e sem poluição para a população ribeirinha, diretamente beneficiada, e para todos os moradores de Patos de Minas.

Foram 40 dias de preparação que culminaram no plantio de 200 árvores no Dia C em benefício direto de 220 membros da população ribeirinha do Córrego do Limoeiro. Em quatro meses, mais 1.500 mudas serão plantadas visando ao equilíbrio do ambiente no local.