O Sistema Ocemg também promoveu uma ação prévia do Dia C na Comunidade Ozanam, localizada no bairro Ipiranga, em Belo Horizonte. No dia 29 de setembro, o grupo de voluntários da organização visitou a Creche Odete Valadares e a Casa do Ancião da Cidade Ozanam.
Na creche, as cerca de 140 crianças atendidas assistiram à peça teatral Chapeuzinho Vermelho, apresentada voluntariamente pela Cangaral Produções e Fred Mozart. Em seguida, houve uma confraternização com lanche e diversas brincadeiras. “È a primeira vez que recebemos o Dia C aqui e estamos muito felizes. Entendemos que essa integração com os voluntários é muito boa para as crianças, que são de comunidades humildes do entorno da creche”, contou a coordenadora da instituição, Patrícia Cristina Viana.
No mesmo dia e na mesma comunidade, os voluntários contemplaram ainda o asilo da comunidade. Eles prepararam uma apresentação musical para os moradores, com cantores e muita dança. Um mini-salão de beleza foi montado no pátio da casa com corte de cabelo e pintura das unhas, e ainda teve lanche e uma peça divertida de teatro apresentada pelo Grupo Cangaral que alegrou os idosos.
O local abriga, atualmente, 96 idosos e funciona desde 1959. “As doações e visitas são essenciais para o funcionamento da Casa, que é filantrópica e recebe ajuda da prefeitura e de diversas empresas e voluntários”, disse a coordenadora do asilo, Doralice de Araújo, que trabalha no local há 10 anos. “Nós, da equipe, e os idosos que vivem aqui, gostamos muito de visitas, esperamos que o Dia C volte sempre para a Casa do Ancião da Cidade Ozanam”, finalizou.
A cabeleireira, Angela Carmelo, foi voluntária no “salão” montado na Casa do Ancião. “Não é a primeira vez que trabalho como voluntária, mas é novidade para mim que seja em um asilo. Algumas moradoras me pediram para voltar para pintar o cabelo e eu vou voltar”, contou orgulhosa.
Boa tarde!
Gostaria de fazer parte de trabalho voluntário. Como devo fazer?
Atenciosamente,
Bom dia Jordana, vale a pena você conferir as cooperativas da sua cidade que participaram do Dia C, e entrar em contato.