Pirâmide do bem

0

Em Caratinga, Inhapim, Santa Rita de Minas, Santa Bárbara do Oeste, São Domingos das Dores, Piedade, Vargem Alegre e Ubaporanga, o Dia de Cooperar foi baseado na montagem de uma pirâmide de ações conjuntas para repassar lições de cidadania e cooperação. Assim, o Sicoob Credcooper realizou, em todas as comunidades que fazem parte de sua área de atuação, projetos de média, longa ou duração permanente.

Foram promovidas cinco ações para formar a Pirâmide do Bem. A primeira foi “O futuro em nossas mãos”, voltada para jovens em situações de risco e vulnerabilidade social. A cooperativa premiou um jovem com uma bolsa de estudos para o curso de Administração de Empresas na Faculdade UNEC, em Caratinga.

A segunda ação foi uma série de palestras sobre cooperativismo para alunos do ensino médio das escolas estaduais e municipais de sete cidades. O tema “Inclusão Social e Capacitação” compôs o terceiro degrau da pirâmide, capacitando adolescentes para uma futura profissão. Foram 80 alunos beneficiados para cursos com aulas teóricas e práticas, sendo 10 de cada agência.

A quarta ação da Pirâmide do Bem teve dois momentos: a seleção de oito jovens para estagiar nas agências do Sicoob Credcooper e a arrecadação de recursos financeiros, através da venda de camisetas, para diversas instituições sociais.

A Pirâmide do Bem se completou no Dia C com eventos de integração, brincadeiras em praças, bailes, noite de festas, desfile, seresta e leilão. Cerca de mil voluntários se juntaram para beneficiar 2.450 pessoas, entre jovens, idosos e crianças. Órgãos públicos, Pastoral, instituições sociais e empresas apoiaram as iniciativas do Dia C do Sicoob Credcooper.

Na ação do Dia C do Sicoob Credcooper, palestras sobre cooperativismo foram assistidas por 1.682 alunos. Também foram arrecadados 1.340 quilos de alimentos, realizados 1.853 cadastros para doação de sangue, emitidos 56 documentos de identidade, feitos 685 exames de glicose e aferição de pressão e 152 atendimentos preventivos de câncer bucal, além da distribuição de 100 mudas de árvores e 56 cortes de cabelo. O coral da Funime e a APAE de Vargem Alegre ganharam jogos de uniforme, e a maestrina Rita Costa terá o pagamento do salário garantido. Ainda foram doadas 80 bolsas de estudos para o curso de informática básica e oito jovens foram selecionados para o primeiro emprego.