Sustentabilidade no Mucuri e Jequitinhonha

0

No Dia de Cooperar, 22 municípios dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha, através do Sicoob Credivale, viveram e trabalharam pela sustentabilidade ambiental. Em cada cidade, o Posto de Atendimento Cooperativo (PAC) local desenvolveu um projeto diferente, que resultou em grande diversidade de ações voltadas para a conscientização ecológica. Em Teófilo Otoni, por exemplo, quem foi ao supermercado ou à feira recebeu sacolas ecológicas para carregar as compras.

A conscientização direta atingiu alunos, comerciantes e produtores rurais. Palestras, concursos de redação e desenho, gincanas com recolhimento de material reciclável, implantação de coleta seletiva, apoio a associações de catadores de material reciclável, plantio de árvores, reaproveitamento do lixo, limpeza urbana e rural e distribuição de sacolas ecológicas foram algumas das atividades realizadas pelos voluntários do Sicoob Credivale.

Para atuar nas 22 cidades, a cooperativa teve muito apoio, além do empenho das equipes dos PAC’s e dos cooperados. Participaram e integraram o Dia C nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha escolas municipais, estaduais e particulares, prefeituras dos municípios, Copasa, Cemig, Sesc Laces de Almenara, Polícia Militar, Emater, CRAS, Assistência Social, Sindicatos, Secretarias de Educação e Cultura, de Saúde e de Agricultura, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente de Teófilo Otoni e um número expressivo de comerciantes e produtores rurais.

Com as ações simultâneas, a população das duas regiões percebeu que, unida, pode fazer a diferença. Para os Vales do Mucuri e Jequitinhonha, o Dia C foi o pontapé inicial em prol do meio ambiente que chamou a atenção de autoridades, órgãos públicos e da comunidade.

Comunidades de 22 municípios que integram os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha participaram do Dia C promovido pelo Sicoob Credivale. O tema das ações foi a sustentabilidade ambiental e envolveu tanto a iniciativa privada quanto os órgãos públicos. Passeata, palestras, plantio de árvores, coleta de lixo, instalação de lixeiras, distribuição de sacolas ecológicas, carreata, passeio ciclístico, gincana e eventos nas praças mobilizaram a população.